segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Desvendando as Novas RDC's

As novas RDC's que substituem a RDC153/2004 já foram publicadas. Para que possamos desvendá-las, abriremos este espaço de discussão e tira-dúvidas. Poste aqui sua questão e discuta-as com seus colegas e moderadores!

20 comentários:

  1. Uma colega de Goiânia pergunta: qual é a técnica para pesquisa de hemolisinas anti-A e anti-B preconizada na nova RDC?

    ResponderExcluir
  2. Ana, quanto à nova RDC, aquí vai uma pergunta: Onde estão os parâmetros,por exemplo,valor de Hb, peso, idade, contagem de plaquetas, etc, etc, etc. ?!?!?!?!??!?!?!?!??!!??!?!?!?!?!??!

    ResponderExcluir
  3. Boa pergunta, Jôse! Também não encontrei não!!!caberá a cada serviço determiná-los???
    E mais: lá vai a pergunta imuno-hematológica que não quer calar: Como fazer retipagem de segmento de bolsa (ITEM TESTES PRE'-TRANSFUSIONAIS) fazendo-se provas diretas e reversas?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, vamos tecer comentários sobre as duas questões acima!

    ResponderExcluir
  5. Mas essa RDC substitui ou complementa a outra? Pq não está contemplando tds os assuntos, não é?!

    ResponderExcluir
  6. O TÓPICO QUE DESEJAMOS DISCUTIR DA RDC 57 SOBRE TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS É:
    (CÓPIA LITERAL DO ORIGINAL)

    Seção XI
    Terapia Transfusional
    § 1º São testes imunohematológicos pré-transfusionais obrigatórios para transfusão de hemocomponentes eritrocitários e granulóciticos:
    I - retipagem ABO (direta e reversa) no sangue do doador; II - retipagem Rh(D) em bolsas rotuladas como Rh(D) negativo, não sendo necessária a repetição de pesquisa de D "fraco";
    III - tipagem ABO (direta e reversa), determinação do fator Rh(D), incluindo pesquisa de D "fraco" e pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) no sangue do receptor;
    IV - prova de compatibilidade, entre as hemácias do doador e o soro do receptor.
    § 2º São testes imunohematológicos pré-transfusionais obrigatórios para transfusão de hemocomponentes plasmáticos e plaquetários:
    I - Tipagem ABO (direta e reversa) no sangue do receptor; e
    II - Determinação do fator Rh(D) e pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) no sangue do receptor.

    ResponderExcluir
  7. Nara, fou ótima esta sua observação, e a sensaçào que temos é que de fato ela parece ser complementar. Mas, vamos ler o que diz o trecho introdutório da mesma???Altera e substitui ou complementa?

    ResponderExcluir
  8. Nara, não está na introdução, e sim ao final do texto. Transcrevo abaixo (literalmente)
    (...)Art. 157. Fica revogada a Resolução - RDC nº 153, de 14 de junho de 2004 e a Resolução - RDC n° 24, de 24 de janeiro de 2002.
    Art. 158. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.
    (...)
    Então, ela SUBSTITUI e não é complementar, não é?

    ResponderExcluir
  9. Na verdade ela substitui, o termo "revogada" significa retirada da validade de uma norma, no caso a RDC n 153, por meio de outra norma (RDC n 57). A norma revogada sai do sistema, interrompendo o curso de sua vigência.

    ResponderExcluir
  10. Ana, ao fracionarmos a bolsa, após a extração do plasma, se deixarmos um segmento maior, a prova reversa poderá ser feita neste segmento. Acabei de testar no laboratório e deu certo!!!

    ResponderExcluir
  11. Mayra, isto mesmo!Revogada significa que foi substituida pela nova, ou seja, os parâmetros a serem utilizados deveriam estar previstos nesta nova RDC. Quanto a esta solução que vc encontrou no fracionamento, achei espetacular!!!Mas vc sabe que eu tenho uma pergunta que não quer calar: porque realizar prova reversa do segmento ou da amostra no caso de retipagens ABO? Por mais que eu pense, não acho uma justificativa forte o suficiente.Alguém me dá uma luz?

    ResponderExcluir
  12. Ana, concordo com vc. Caso houvesse qualquer discrepância na tipagem ABO, a bolsa não seria liberada até que esta discrepância fosse resolvida. Mas encontrei uma situação, onde a prova reversa poderia evitar um erro caso fosse realizada somente a direta. Resultados falso-positivo ou reações fracamente positivas podem ocorrer em CH de subgrupos A e B ou após estocagem prolongada do CH, neste caso a retipagem da bolsa, somente pela prova direta, poderia ser prejudicada e a reversa indicaria o verdadeiro grupo ABO.

    ResponderExcluir
  13. Hummmmm, esta eu gostei, Mayra, mas vou pensar mais um pouco sobre isto...

    ResponderExcluir
  14. Ana, sou do HEMOSC de Blumenau. Quanto a sua pergunta da retipagem reversa também ficamos na dúvida.
    Eu acredito que a retipagem do CH usando a prova Reversa seja para detectar hemolisinas positivas no CH, pois no caso de CHs transfundidos em RN e no caso das transfusoes maciças ABO não isogrupo, pode ocorrer Reações Transfusionais devido as hemolisinas positivas no CH. Alguns trabalhos demonstram inclusive óbito nessas trnasfusões.

    Talvez a nova RDC esteja visando esse assunto, já que a mesma relata pela primeira vez a questao da Pesquisa de Hemolisinas.

    Estou realizando Mestrado na UFSC justamente sobre esse assunto e encontrei alguns trabalhos mostrando essa questão. Vai abaixo alguns dos artigos:


    Barjas-Castro ML, Locatelli MF, Carvalho MA, et al. Severe immune haemolysis in a group A recipient of a group O red blood cell unit. Transfus Med 2003;13:239–41.

    Pierce RN, Reich LM, Mayer K. Hemolysis following platelet transfusions from ABO incompatible donors. Transfusion 1985;25:60–2.

    Larsson LG, Welsh VJ, Ladd DJ. Acute intravascular hemolysis secondary to out-of-group platelet transfusion. Transfusion 2000;40:902–6.

    Moolten DN. Group O red blood cells in massive transfusion—when to pull the switch? Immunohematology 2008; 24(3):116-7.

    Só vejo esse motivo, pois como você relatou realmente é meio estranho.

    Bem é isso caso precisarem alexandre @ bnu. hemosc . org . br

    ResponderExcluir
  15. Olá, muitissimo obrigada por suas contribuições e comentários. Na verdade, ainda estou na dúvida e por isso vou ler carinhosamente estes artigos para ver se consigo formular uma idéia a respeito. Obrigada novamente!

    ResponderExcluir
  16. boa tarde.....

    Com relaçao ao doador tem um campo em que diz que o doador fica inapto a doaçao com antecedentes de acidentes com materiais biologicos, gostaria de saber por quanto tem ele fica inpto. Com relação a soroteca do paciente nao vi nada falando do assunto é mesmo necessario? e por quanto tempo tem que ser armazenado o material.

    ResponderExcluir
  17. Com relaçao a responsbildade tecnica de profissinal medico por quantas agencias transfusinais ele pode se responsabilizar?

    ResponderExcluir
  18. Tarciana, como ja dissemos aqui no blog, esta RDC será "complementada"por uma portaria, e daí, esperamos e querocrer, que tenhamos respostas para algumas destas suas perguntas. Então, teremos que esperá-la. Veja meu artigo nesta página : "Confesso que errei". Também estou aguardando!!!

    ResponderExcluir
  19. Por favor, sou Paulo Melo da Bahia, realmente participo de uma consultoria em um banco de sangue e concordo com a confusão das RDC´s, Queria uma ajuda de vcs, alguem possui algum protocolo para teste de hemolisina em concentrado de plaquetas? Como devemos fazer?

    ResponderExcluir
  20. Ola pessoal, sou Flávio Marinho, gostaria de reforçar a pergunta do Paulo Meloa respeito de possuir ou n algum protocolo para teste de hemolisina em hemocomponentes plasmáticos. Aguardo resposta! abraços

    obs: Paulo, Acho q fui seu aluno na graduação. você é biomédico?

    ResponderExcluir