domingo, 5 de junho de 2011

Resposta ao Quizz Imuno-hematológico

O que é, ou melhor, do que é composto o Soro de Coombs (Soro de Antiglobulina Humana) poliespecífico?
Clique no título para acessar a resposta.

7 comentários:

  1. Referencia Bibliográfica:GIRELLO & KUHN. Fundamentos da Imuno-hematologia eritrocitária. 2a ed. Ed. Senac, 2007.
    "O Soro de Antiglobulina Humana foi produzido sensibilizando animais (cabras ou coelhos) com injeções de imunoglobulinas humanas, e assim ocorrendo a produção de anticorpos contra as frações Fc dessas imunoglobulinas. Portanto, o soro de Coombs ou Soro de Antiglobulina Humana (AGH) contém anticorpos humanos (por isso são chamados antiglobulinas humanas).
    O teste de antiglobulina humana utiliza o soro de Antiglobulina Humana (AGH, ou ainda conhecido como soro de Coombs), cujas moléculas se combinam com a fração Fc do anticorpo sensibilizante. As duas porções Fab dos anticorpos contidos no soro AGH formam, então, uma ligação entre os anticorpos adjacentes, produzindo o fenômeno da aglutinação.
    Tipos de reagentes de antiglobulina humana
    Os soros antiglobulinas humanas (AGH ou soro de Coombs) podem ser:
    .Poliespecíficos: Podem ser de origem policlonal, monoclonal ou mistos. Contêm anticorpos contra IgG humana e contra frações de complemento C3 (C3b e/ou C3d). Podem conter pouca atividade contra IgM e IgA. Como a maioria dos anticorpos com significado clínico é da classe IgG, a maior função do reagente é detectar a presença desses anticorpos. A detecção de frações de complemento faz-se importante em casos de testes de antiglobulina direto (TAD ou Coombs Direto), principalmente em anemia hemolítica auto-imune. São utilizados na rotina em testes de pesquisa e identificação de anticorpos, diretos ou indiretos, e em testes de compatibilidade pré-transfusional
    •Monoespecíficos: Podem ser de origem policlonal ou monoclonal. São preparados especificamente contra determinada classe de Ig ou fração do complemento, como IgG, IgA, IgM, C3 ou C4.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana...me tira uma duvida.

    Quando executamos testes utilizando soro de coombs em tubo,nos casos em que o resultado for negativo, precisamos validar o teste com hemácias sensibilizadas e por qual motivo não precisamos fazer o mesmo quando utilizamos o GEL COOMBS?
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olá Patricia, esta resposta é extensa e inclusive já te enviei por e-mail, pois São muitas as justificativas. Mas, para resumir, em gel NUNCA é necessário fazer o controle de nenhum teste de Coombs, já que o fundamento desta técnica dispensa lavagens e o soro já vem adicionado aos microtubos (2 razões para que um teste não desse certo). Além disto, qualquer bula destes reagentes dirá isto. Sealguém tiver mais dúvidas em relação a este assunto, favor escreva-me que posso estender a discussão!

    ResponderExcluir
  4. o potencializador interfere na ação no soros de coombs?

    ResponderExcluir
  5. ANA MORO EM CURITIBA E GOSTARIA DE FAZER USO DA AUTO HEMOTERAPIA . VC PODE ME ENDICAR ONDE FAZER OU COM QUEM

    ResponderExcluir
  6. O POTENCIALIZADOR INTERFERE NO SORO DE COOMS?

    NESTE CASO TENHO DUAS RESPOSTAS:

    PRIMEIRO: NUM PRIMEIRO MOMENTO ELE NÃO INTERFERE. O TEMPO DE INCUBAÇÃO É MENOR (geralmente 15 minutos)a 37 graus para leitura IgG. CASO VC NÃO USE POTENCIALIZADOR O TEMPO DE INCUBAÇÃO SERÁ MAIOR DE ACORDO COM A BULA DE CADA FABRICANTE PARA O USO DO ANTI-SORO.

    SEGUNDO: PARA SE OBSERVAR A HEMAGLUTINAÇÃO DO IgG, você precisará fazer uso do AGH (SORO ANTI-GLOBULINA HUMANA OU SORO COMBS). SE VOCÊ TIVER FEITO USO DO POTENCIALIZADOR, DEVERÁ LAVAR AS HEMÁCIAS PARA QUE NÃO HAJA AGLUTINAÇÃO INESPECÍCIA POR INTERFERÊNCIA DO MEIO ALTAMENTE PROTÉICO, OU PROTÉICOS DOS POTENCIALIZADORES. ASSIM QUANDO VC FIZER USO DO AGH, ELE SE LIGARÁ AS IMUNOGLOBULINAS (SE HOUVER) JÁ SENSIBILIZADAS COM OS ANTÍGENOS NA FASE DO BANHO MARIA A 37.

    NOTAS: O QUE ME FEZ ESCREVER NESTE BLOG:
    CARO AMIGOS, VENHO COM TODO RESPEITO DESABAFAR:
    ODEIO MSN, FACE E REDES SOCIAIS.
    NÃO NOTO INTERESSE E HONESTIDADE DOS USUÁRIOS UNS COM OS OUTROS, OU POR SI MESMOS.
    O FÚTIL É TAMANHO, QUE CHEGA A SER INDESCRITÍVEL.
    CONTUDO, SOU A FAVOR DE SOCIEDADES COMO ESTA, QUE SE UNEM PARA DISCUTIR E CONVERSAR SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
    HÁ DÉCADAS ATRÁS, OS CIENTISTAS (no meu entendimento é todo aquele que desenvolve ou serve ao próximo, enbasado no conhecimento ciêntífico, ou seja; todos os profissionais de saúde e demais setores) SE REUNIAM PARA APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO DOS METODÓS E NOVOS EXPERIMENTOS.
    ACREDITO QUE, TAL POSTURA CONTRIBUÍRA E MUITO NO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E CONTRIBUIÇÃO HUMANA. SIM, PORQUE O "HOMEM" É O NOSSO OBJETIVO FINAL.
    PORÉM, A CONDUTA DA CLASSE DO PROFISSIONAL DE SAÚDE MUDOU LAMENTAVELMENTE PARA PIOR.
    COMO UM VÍRUS INCURÁVEL ATINGIU A CLASSE PELO SILÊNCIO.
    NA DÚVIDA, TUDO O QUE SE VÊ NOS PROFISSIONAIS É MEDO, SILÊNCIO E FEIÇÃO DE "PÔQUER" - COMO DIZIA A MINHA CHEFE.
    NA CONFUSÃO DO "BLEFE" NINGUÉM TINHA A IDÉIA DO VENCEDOR...
    PACIENTE X PROFISSIONAL (incluí-se todas as classes e a sociedade em massa)- PAI, MÃE, CACHORRO, TIO, TIA, DENTISTA, MÉDICO, ENGENHEIRO, QUÍMICO, ENFERMEIROS, PROFESSORES, AGRICULTORES (SIM! A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA!)POLÍTICOS...
    O RESULTADO NO FINAL É SEMPRE 0 X -1.
    MINHA PROPOSTA A ESSA COMUNIDADE, A QUE PERTENÇO HOJE É O FIM DO SILÊNCIO.
    TEMOS QUE CONVERSAR MAIS SOBRE O ASSUNTO.
    TEMOS QUE CONVERSAR MAIS SOBRE AS TÉCNICAS.
    DIVIDIR O QUE SABEMOS.
    FAZER UM TRABALHO DE QUALIDADE, ATRAVÉS DO ENVOLVIMENTO, DIÁLOGO E COMPROMETIMENTO.
    SE HOJE AS PESSOAS CONVERSAM DE MANEIRA NATURAL SOBRE AIDS, DROGAS, SEXO. POR QUE NÃO PODEMOS CONVERSAR SOBRE CIÊNCIA, SAÚDE E BIOTECNOLOGIA?
    SERIA POR MEDO? MEDO DE QUÊ?
    DO NÃO SEI? "NÃO SEI" NA MINHA OPINIÃO É A BASE DA DESCOBERTA CIENTÍFICA:
    "NÃO SEI" MAS QUERO DESCOBRIR ! SIM ESTES SOMOS NÓS.
    SOMOS CIÊNTISTAS. ( E SEM EXCLAMAÇÃO, SIMPLES ASSIM ).
    PENSANDO MELHOR, MEU NOME É LUCIANA LIMA BISPO.
    SOU TÉCNICA EM HEMOTERAPIA.
    MEU EMAIL É lucianalimabispo@hotmail.com
    CASO QUEIRAM CONVERSAR SOBRE OS ASSUNTOS QUE MAIS ANSEJO, PODEM ME ESCREVER.
    MAS NADA DE BESTEIRAS OU BOBAGENS.
    SOU UMA PESSOA SÉRIA E LEVO MINHA VIDA E MEU TRABALHO A SÉRIO.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  7. O que é Reagente imuno-Hematológico?

    ResponderExcluir