quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Contextualizando a Imunologia à imuno-hematologia

Desafio vocês a pensarem sobre estas questões que foram postadas neste forum, e em face da nova RDC57/2010, tentar fazer um paralelo dos fundamentos da imunologia e a Imuno-hematologia Laboratorial.
É um grande desafio! Vamos lá!

5 comentários:

  1. Considerando os mecanismos de biossíntese dos anticorpos, e especialmente as respostas imunes humorais primárias e secundárias, reflita e tente fazer um paralelo sobre os conhecimentos teóricos e a prática laboratorial:

    Em face do exposto na RDC 57/2010, avalie as seguintes proposições:
    (...)
    3º As amostras do soro ou plasma do receptor e os segmentos das bolsas devem ser mantidos, de 2°C a 6°C, no mínimo por 3 (três) dias (72 horas) para realização de testes pré-transfusionais e eventuais repetições.
    (...)
    Art. 143. A transfusão deve ser monitorada durante todo seu transcurso e o tempo máximo de infusão não deve ultrapassar 4 (quatro) horas.
    (...)
    Parágrafo único. A transfusão deve ser acompanhada pelo profissional que a instalou durante os 10 (dez) primeiros minutos à beira do leito.

    Agora você deverá expor seus pontos d evistas, preferencialmente justificando suas respostas à luz dos conceitos da Imunologia.
    Vamos lá, este é um grande desafio a se pensar!

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que vocês consultem materiais sobre Imunologia básica e imuno-hematologia (reação antígeno X anticorpo e hemaglutinação)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, Ana!! E nós, do RH, recomendamos o blog a todos, pois será uma ferramenta de grande importância para troca de experiências e conhecimento! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Ana, obrigada pela força, agora precisamos "movimentar"esta galera!!!

    ResponderExcluir